CARTOGRAFIAS

Imagem Macaco site Cartografias.jpg
Cartografias Sensíveis
Laboratório CAC-UERJ

 

Buscando compreender como e em que condições, distintos grupos sociais reinventam - a partir de práticas artístico-culturais e interculturais - os espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, o Grupo de Pesquisa CAC (comunicação, Arte e Cidade) reúne em suas pesquisas, um corpus empírico que dá a ver diversas e distintas práticas de grupos, “neotribos”, que utilizam a música e o som associados às artes corporais e visuais, moda e culinária nos espaços públicos da cidade potencializando processos de ressignificação desses lugares por meio de dinâmicas comunicacionais fundadoras de “múltiplas territorialidades” . A partir das interações corpo/cidade apreendemos os diversos modos de vivenciar, experienciar e de se expressar nesses/esses espaços da cidade. 

 

Contextualizando o objeto na sociedade contemporânea, ancoramos nossa compreensão no entrelaçamento de uma perspectiva teórica “ecosófica”, que se sustenta na sabedoria sensível e no imaginário cotidiano corporal, somada a uma episteme “corpográfica” provinda dos estudos urbanistas contemporâneos – a qual considera que não apenas as espacialidades, mas também, do mesmo modo, os movimentos e gestos do corpo indicam marcas e vestígios das experiências urbanas – e à geografia cultural. Consideramos que a forma com que os corpos performam “cartografa” sensivelmente o espaço. Não apenas os contornos visíveis dos corpos, mas também os invisíveis fazem acontecer, são instrumentos de criação, fazem mover os imaginários urbanos. Como estratégia metodológica, adotamos a deriva para compreensão das dinâmicas culturais no cotidiano da cidade.

Lapa desenho.png
Cartografia Musical de Rua do Rio de Janeiro
Laboratório CAC-UERJ/NEPCOM-UFRJ
 

Nesta cartografia digital o usuário pode conhecer os gêneros musicais, as espacialidades, os circuitos e as narrativas dos atores envolvidos direta e indiretamente com os concertos (organizados na forma de bailes, rodas, shows, fanfarras e jam sessions) realizados nas ruas do Centro do Rio. Por meio de uma ampla documentação imagética e sonora buscou-se compreender melhor a dinâmica das atividades realizadas por estes grupos de músicos (articulados ao seu público) nos espaços públicos desta cidade.

O intuito não foi produzir uma cartografia tradicional, mas sim a realização de uma espécie de “mapa noturno” que seja provocativo, que não perca de vista a sua aplicação política, ou seja, que esteja comprometido com os problemas enfrentados no contexto no qual o pesquisador está inserido. Entende-se, como ato de cartografar, contemplar e conferir destaque às diferentes narrativas (considerando inclusive as fabulações que alimentam os imaginários locais), isto é, como uma iniciativa que visa promover a polifonia e tenta investir na enorme riqueza social, que quase sempre não é encarada com muita credibilidade pelos setores mais conservadores da sociedade.

Passeio_círculo.png
Plataforma Passeio - Braga, Portugal 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho
 

A Passeio é uma plataforma de arte e cultura urbana. Com este projeto, fixamos o nosso olhar nas ruas da cidade – na arquitetura, urbanismo e artes decorativas, na arte urbana, no quotidiano da cidade, no comércio e no artesanato, no desporto e passatempos urbanos, no entretenimento e artes do espetáculo, na publicidade exterior – nas suas imagens, nas suas histórias e nas ligações tecnológicas que prolongam o traçado destas ruas e destas redes. O nosso objetivo passa por contextualizar as ações quotidianas que acontecem nas ruas da cidade – que vão desde o passo de dança do acordeonista, à pose do homem-estátua e ao pregão do comerciante – com a memória partilhada dos seus transeuntes: as recordações de estabelecimentos comerciais e lojas, as histórias de vida de artistas e comerciantes de rua, os testemunhos de minorias étnicas e culturais que habitam a cidade. A plataforma é uma realização do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (Portugal).