Laboratório
Comunicação
Arte & Cidade
Egressos de Doutorado e Mestrado
Eduardo Bianchi
Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCOM/UERJ. Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior, PDSE/CAPES, junto a Université Paul-Valéry-Montpellier III (UPVM). Título da pesquisa: Interação e mediação comunicacional: redes geossociais e os caminhos locativos de visualidades gays. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Cidade, Geolocalização, Identidade, Gênero, Sexualidade e Cidadania. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Cultura, Cidade, Comunidade, Favela, Cidadania. Graduação em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) . Professor no curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida - UVA.
Flávia Barroso
Pós-doutoranda em Comunicação na Universidade Paulista. Doutora e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UERJ). Teve pesquisa financiada pelo Programa Bolsa Nota Dez da FAPERJ. É especialista em Comunicação e Imagem pela PUC Rio. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense. Faz parte atualmente do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC), onde desenvolve projetos sobre Música, Espaços Urbanos, Culturas, Cidades e Mídias. Participou como pesquisadora associada das atividades do projeto interinstitucional intitulado Cidades Musicais do Estado do Rio de Janeiro com o apoio do CNPq, CAPES e FAPERJ. Participa atualmente do projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ Identificando potencialidades nas cenas locais e subsidiando Políticas Culturais renovadas para as principais Cidades Musicais do país como pesquisadora associada.
Tatiane Mendes
Professora e pesquisadora em Comunicação Social, Cinema e Fotografia. Jornalista. Fotógrafa. Pós doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa em desinformação científica e linguagens audiovisuais. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).Mestre em Mídia e Cotidiano da UFF no PPGMC (Programa de Pós -Graduação em Mídia e Cotidiano). É coordenadora de jornalismo do Laccops (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social-UFF). Atua em gestão de projetos de comunicação social, produção de conteúdo audiovisual com foco em Educação, Cidadania, Artes Visuais, políticas culturais e Direito à comunicação. Primeiro lugar na categoria melhor filme na Oficina Lanterna Mágica - Arquivo Nacional, categoria Júri Oficial com o filme Grãos de Memória(2016). Criadora do Festival DOC.COM (@festivaldoccomuff/) e do projeto Através do espelho (@fotoatravesdoespelho/) Portifólio de fotografia: https://acesse.one/ZCGIX.
Lawrenberg da
Silva
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Doutorado em Comunicação no Programa de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCOM-UERJ, sendo membro do Núcleo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC). É Professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat desde 2010. Está na Coordenação das Turmas Especiais de Jornalismo da Unemat - Câmpus Alto Araguaia/Rondonópolis. É Líder do Grupo de Pesquisa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade, além de coordenador do Projeto de Pesquisa Comunicação, Cultura e Cidade: um olhar cartográfico sobre as novas tribos (r)urbanas do interior de Mato Grosso. É Coordenador-geral da Revista Científica Comunicação, Cultura e Sociedade (RCCS) desde 2013.
Adelaide Chao
Bacharela em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Católica do Salvador e em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional; mestre e doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; Planejamento, implementação e gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense. Professora universitária nos cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Turismo. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação atuando pesquisas relacionadas a culturas urbanas, comunicação comunitária, memória social, consumo, cidade, inclusão/diversidade no ensino superior. Parecerista ad-Hoc em periódicos/revistas científicas. Pesquisadora vinculada aos grupos CAC - Comunicação, Arte e Cidade; LACON - Laboratório de Comunicação e Consumo (ambos credenciados pelo CNPq/UERJ) e da Rede Naus - Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do prof. Dr. Muniz Sodré. Pesquisadora bolsista Pós-doc FAPERJ NOTA DEZ. Contato: adelaidechao.pp@gmail.com
Gustavo Lacerda
Doutor em Comunicação Social (2021) e Mestre em Comunicação Social (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UERJ). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2006) e pós-graduação em Jornalismo Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atua junto ao Laboratório Cultura, Arte e Cidade (CAC) e ao Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), ambos da UERJ, além de ser jornalista e videomaker na Rede E.S.S.E. Mundo Digital. Atuou como roteirista e diretor do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) na condição de diretor do programa de televisão Campus, exibido pela Tv Alerj (Canal 12 da Net-Rio), e como Editor de Vídeo e Texto da Agence France Presse - AFP
Jorgianna
Brennand
Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ); Mestre em Administração pelo IBMEC/RJ (2003); Especialista em Gerência Executiva de Marketing (2000) e Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1993). Pesquisadora do Laboratório de Comunicação, cidade e consumo (LACON) e dos grupos de pesquisa CAC (Comunicação, Arte e Cidade) e Comunicação Urbana, Consumo e eventos, todos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Atualmente, é professora-substituta das graduações em Relações Públicas e Turismo da UERJ e professora das graduações em Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Ibmec/RJ, onde coordena o Eixo Temático Planejamento e Comunicação Organizacional, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Ibmec/RJ. Experiência em Comunicação e Jornalismo, pesquisando principalmente os seguintes temas: comunicação, consumo, brechós, subúrbio, eventos e moda.
Gabriel Gutierrez
Pesquisador e Docente. Pesquisador Pós-doc em Comunicação (PPGCOM/ UFRJ). Membro dos grupos de pesquisa CAC (UERJ/CNPq) e do NEPCOM (UFRJ/CNPq). Doutor em Comunicação Social pelo PPGCOM/UERJ. Atuação docente no Ensino Superior desde 2008. Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (atual IESP). Seus trabalhos de pesquisa dialogam com os campos da Comunicação e Música, Antropologia e Comunicação, Economia da Comunicação e Estudos de Música Popular. É também pesquisador na área de Economia Criativa, palestrante e jornalista.
Conceição de
Souza
Sou Doutora em Comunicação Social (PPGCOM "UERJ"), Mestre em Administração (Fundação Getulio Vargas "FGV") e Especialista em Gestão de Marketing (UNESA). Sou pesquisadora do Laboratório de Pesquisa CAC/UERJ (Comunicação, Arte e Cidade "UERJ"), do Laboratório de Pesquisa LACON "UERJ" (Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo "UERJ") e do DIASPOTICS - UFRJ (laboratório de pesquisa com foco em migrações transnacionais). Atuo há, aproximadamente, 20 anos na docência do ensino superior (docente e coordenadora de cursos). No mercado corporativo minha experiência é de, aproximadamente, 25 anos. Atualmente, sou docente de cursos de pós-graduação da UNESA e da Universidade Corporativa do CRECI/RJ . Atuo, também, como consultora de gestão de marketing e palestrante
Cláudia Domingues
Psicanalista e Mediadora de Conflitos no âmbito Judicial e Extrajudicial. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise do Instituto de Psicologia da UERJ. Pós-Graduada em Direito, Gestão Escolar pela UCAM e em Justiça Multiportas (Meios Adequados de Solução de Conflitos) pela EMERJ. Graduada em Direito e Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Arte e Cidade" - CAC, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Escola de Administração Judiciária (ESAJ) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisadora aborda questões e temáticas relacionadas à violência de gênero e outras formas de opressão social e política que marcaram e ainda marcam a condição feminina na sociedade contemporânea, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que conjuga Estudos Culturais, Comunicação, Psicanálise e Direito. A profissional tem experiência no Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (TD), atuando como consultora no âmbito organizacional e educacional em questões relacionadas a políticas inclusivas sobre gênero, equidade e diversidade.
Patricia da Glória
Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoração e Assessoria de Imprensa
Natália Rocha
Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá, campus Campo Grande. Presidente da Associação de Professores da Estácio de Sá. Professora Auxiliar I do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá. Co-fundadora do INPERJ (Instituto de Pesquisa e Educação do Rio de Janeiro). Atuei como Coordenadora da Central de Jornalismo da UNESA, campus Madureira. Também atuei como coordenadora de Extensão Universitária da Universidade Castelo Branco e coordenadora dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Castelo Branco. Doutora em Comunicação pela UERJ, com a Tese "Das vezes que fui à Lama", sobre os imaginários e identificações sociais que surgem nas práticas comunicativas de um grupo de moradores da Baixada Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC-UERJ) e do Grupo Estudos de Cultura, Consumo e Territorialidades (UCB). Produção de Material Didático para EAD. Orientadora PIBIC na UNESA. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), com pesquisa sobre a nova classe média brasileira, financiada pela CAPES.
Letícia Couto
Mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UERJ (2024). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo - pela PUC-Rio (2005), pós-graduada pelo FGV-Rio em Marketing (2007) e em Marketing Digital (2012), com especialização em Gestão de Varejo pelo Coppead-UFRJ (2010) e Cultura Material e Consumo pela ECA-USP (2020). Atualmente é coordenadora de Comunicação na área de Responsabilidade Social na Claro. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em Comunicação, Branding, Marketing e Responsabilidade Social
Rafaella de
Oliveira
Mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Cultura das mídias, Imaginário e Cidade. A dissertação intitulada "Uma cartografia pela "ferrugem das tesouras de gênero": as performances dissidentes e os a(r)tivismos digitais em conteúdos pós-massivos" teve fomento da Capes e orientação da Prof. Dr. Cintia Sanmartin Fernandes. Bacharela em Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo. Interesse em Ciências Sociais, Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Antropologia e Mídias Digitais
Thigresa Almeida
Pessoa não binária, assina seus trabalhos como Thigresa. Possui graduação em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com ênfase em Teatro e Performance. Realizou pesquisa de Iniciação Cientifica (2014), tendo como objeto o teatro performativo e a performance. Mestre (2018) em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ)). Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), na linha de pesquisa "Lugar-Política-Institucionalidades" Atualmente desenvolve pesquisa que discutem questões da genealogia da performance, gênero, sexualidade, novas estéticas. É pesquisador vínculado aos grupos de pesquisa Juvenália (ESPM), Comunicação Arte Cidade (CAC/UERJ) e, ao Grupo de Pesquisa de Performance (PUC/SP)
Paula Martini
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em telejornalismo, rádio e internet. Áreas de pesquisa: cultura, cidade, música, carnaval e política
Priscilla Paranhos
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM SP e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UERJ) (2015-2017), Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá. Ao longo do mestrado realizou Estágio Docente na matéria de COMUNICAÇÃO E CULTURA II da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ) onde atuou no grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC) dedicado principalmente nos seguintes temas: cultura, sociabilidade, cidade, cotidiano, comunicação, representação, amor, transmídia, redes socais, representação social e cidadania. Hoje faz parte do grupo de pesquisa BIOCON na ESPM SP focado em Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo onde também é coordenadora de comunicação. Tem grande experiência como Redatora Publicitária e Planejamento Criativo, e atualmente é sócia e Diretora de Criação da Agência MINE, também atua como professora de Projetos em Marketing de Conteúdo, Redação Publicitária, Storytteling e Midias Sociais na graduação da Escola de Comunicação e Desing Digital da Infnet, e como professora de MBA na Infnet na matéria de Gerenciamento na Produção de Conteúdo e do MBA em Marketing Digital da Universidade Estácio de Sá.
Paula Travancas
Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o projeto "Mais que eventos de animê: da cultura pop japonesa à cultura pop mundial" (bolsista CAPES). Graduada em Desenho Industrial (Habilitação: Comunicação Visual) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) e especialista em tradução Inglês-Português. Atua na investigação de práticas sociais e culturais de fãs de produtos de entretenimento da cultura pop, como animês, mangás, videogames, histórias em quadrinhos e seriados de televisão. Tem interesse de pesquisa nas temáticas de gênero e sexualidade, com ênfase no feminismo como processo comunicacional.
Renata Oliveira
Professora de Língua Portuguesa lecionando na educação pública, na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Também possui formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (2008). Após ter concluído Mestrado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) na linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social - vinculada ao grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC)/ PPGCom Uerj -, enveredou pelos estudos de Linguagem e Língua Portuguesa. Especialista em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (Uerj), atualmente se interessa por estudos de Estilística da língua e do discurso, apoiada na Semântica Cognitiva e nas teorias de Iconicidade Verbal.